skip to Main Content

1º Fórum TJCC
Rio de Janeiro

19 e 20  | Maio 2021

ONLINEGRATUITO

1º Fórum TJCC
Rio de Janeiro

19 e 20  | Maio 2021

ONLINE – GRATUITO

ENGAJANDO LÍDERES PARA APRIMORAR O CUIDADO ONCOLÓGICO

O Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Rio de Janeiro, co-criado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), reunirá médicos, profissionais da saúde, representantes do governo, de hospitais e de organizações de apoio ao paciente para debaterem as principais necessidades e soluções no tratamento oncológico na região.

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA*

*A programação poderá sofrer alterações até a data do evento.

Dia 19

15h – 15h50: Papo Rosa – Qualidade de Vida, Autoestima e Sexualidade | Encontro entre pacientes e profissionais da saúde

É notório que, a cada passar de ano, as mulheres ganham cada vez mais destaque na sociedade, incluindo nas áreas mais notórias da Oncologia e também na luta contra o câncer. E vamos combinar: já era tempo para este reconhecimento!
Neste painel, teremos a presença de mulheres em tratamento oncológico e também que atuam em diferentes áreas da saúde, trocando experiências sobre a importância da autoestima, sexualidade e empregabilidade.


16h – 17h20: A assistência oncológica no estado do Rio de Janeiro: onde estamos e onde queremos chegar

Nos noticiários fala-se muito sobre os problemas existentes no sistema público de saúde do Rio de Janeiro. Diagnóstico tardio, acesso aos tratamentos e falta de vagas nos hospitais especializados são algumas das complicações enfrentadas pelas pessoas em tratamento do câncer. Mas, entendemos que com políticas públicas e trabalho em equipe, é possível aprimorar a navegação do paciente e traremos, nesta mesa de debates, algumas das soluções cabíveis.


17h30 – 18h50: A Oncologia durante e a após a pandemia da COVID-19

A COVID-19, além de gerar medo e insegurança na população, sobrecarregou os hospitais. Muitos pacientes com câncer tiveram atrasos significativos em seus tratamentos e, dentre os principais problemas, estão consultas e exames de acompanhamento adiados ou até mesmo cancelados, e diagnóstico tardio.
Conviver com o novo coronavírus é uma realidade, por isso é preciso entender como lidar com as novas situações que irão acontecer daqui para a frente:

  • Quais os impactos da pandemia na atenção oncológica, no estado do Rio de Janeiro?
  • Quais os possíveis caminhos para amenizar estes impactos na atenção oncológica, tendo por foco o represamento dos diagnósticos de câncer?
  • Como lidar com a saúde mental em tempos de isolamento social e medo constante?

19h – 20h20: Cuidados Paliativos: quanto antes, melhor!

Quando um paciente recebe o diagnóstico de uma doença grave, como o câncer, o correto é logo entrar em Cuidados Paliativos. Isso significa que uma equipe, formada por diferentes profissionais da área multidisciplinar de saúde, passarão a atuar para que os melhores resultados no tratamento aconteçam. O foco principal é a qualidade de vida e no controle de sintomas, sejam eles físicos ou ligados às emoções.

Nesta mesa, abordaremos a importância de oferecer este tipo de atendimento a todos que enfrentam um câncer, a quebra de tabus sobre pacientes terminais e também a política de Cuidados Paliativos no Rio de Janeiro.


20h30: Dar Voz ao Sonho – TJCC Talks 

A cada objetivo realizado, percebemos o profundo impacto não só naquele que conquistou, como também em toda a rede de pessoas envolvidas na vitória, mesmo que indiretamente. Uma onda de amor, cuidado, compaixão, alegria e sorrisos se propaga.

Para o paciente oncológico, receber o diagnóstico é algo bastante desafiador. Começa-se uma batalha contra a doença e a favor da vida e, os sonhos, também podem mudar. As expectativas futuras são grandes aliadas nesta jornada, afinal, dar voz aos sonhos é realizar histórias de vida real, desejos inacabados, resgatar a dignidade.

Dia 20

15h – 15h50: Papo Rosa – Encontro entre pacientes com Câncer de Mama e profissionais da saúde

É notório que, a cada passar de ano, as mulheres ganham cada vez mais destaque na sociedade, incluindo nas áreas mais notórias da Oncologia e também na luta contra o câncer. E vamos combinar: já era tempo para este reconhecimento!
Neste painel, teremos a presença de mulheres em tratamento oncológico e também que atuam em diferentes áreas da saúde, trocando experiências sobre a importância da autoestima, sexualidade e empregabilidade.


16h – 17h20: Práticas Integrativas – Ciência, mente, corpo e espiritualidade

No centro deste debate estará a Medicina Integrativa, que trata a pessoa em seu todo, baseada em evidências científicas. Nesta prática, faz-se uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas e reafirma-se a importância da relação entre o paciente e o profissional da saúde. Como o próprio nome sugere, são utilizados outros métodos, além da medicina tradicional. O conhecimento sobre o câncer e a respeito do paciente podem construir a integralidade no atendimento oncológico. Especialistas neste tema estarão presentes, para discutir a importância da união entre ciência, mente, corpo e espírito.


17h30 – 18h50: Cuidando do nosso futuro: desafios da Oncologia Pediátrica no RJ

O câncer infantojuvenil acomete, anualmente, cerca de 12.500 brasileiros, sendo a segunda causa de morte nesta faixa etária. Com os avanços na ciência, são diversas as opções terapêuticas disponíveis, entretanto, questões como diagnóstico tardio, altas taxas de abandono do tratamento, acesso limitado aos Cuidados Paliativos e insuficiência de terapias de suporte ainda são uma realidade no estado do Rio Janeiro.
Neste painel, serão abordadas possíveis soluções para os desafios na atenção ao câncer na infância e adolescência, com foco nas melhorias da Política de Promoção do Diagnóstico Precoce na região.


19h – 20h20: Prevenção – Ambientes saudáveis, promovem escolhas saudáveis

Que os hábitos saudáveis são essenciais para a melhor qualidade de vida, já não é mais uma novidade para ninguém, certo?
Agora, como adotar um estilo de vida adequado em meio ao ambiente em que vivemos, com alimentos industrializados por preços menores, propagandas chamativas sobre refrigerantes e bebidas alcoólicas, filmes promovendo o uso de cigarros, além do estresse, ansiedade, medo? Em especial na pandemia?
Nossos convidados irão abordar as políticas públicas em saúde focadas no tabaco, álcool e alimentação, além da importância da prática de atividades físicas e da vacinação contra o HPV no Rio de Janeiro.


20h30: Felicidade Baseada em Evidências – TJCC Talks      

Qual o segredo para a felicidade? Poderíamos dizer que esta pergunta vale 1 milhão de dólares, afinal, todo mundo quer ser feliz. Agora, é também possível associar a felicidade com a saúde. Diferentes estudos comprovam que, pessoas alegres, ficam menos doentes e/ou apresentam melhores resultados nos tratamentos oncológicos. Um estudo realizado pela Universidade de Ben-Gurion (Israel) afirma que mulheres que se consideram felizes, têm menos chances de desenvolver um câncer de mama. Além disso, cientistas também dizem que sentir-se bem diminui o risco de depressão naqueles que enfrentam a doença.
Nesta mesa, conversaremos sobre a relação entre estar feliz e a saúde como um todo. Não perca!

Para seguirmos as normas de segurança em saúde, a primeira edição do Fórum TJCC Rio de Janeiro será totalmente digital. Participe! Mesmo à distância, continuamos juntos em busca da melhor atenção oncológica.

Faça sua inscrição gratuitamente!